24 outubro 2005
Brincando com o magnetismo
As nossas actividades de hoje foram sobre magnetismo. Preparei algumas actividades com ímanes. Algumas que considerei um bocado infantis para os míudos que costumam aparecer e outras talvez não. Um dos problemas que sinto sempre antes de qualquer sessão é qual o interesse das minhas propostas para os miúdos que vou ter na frente.
Não foi muito mau mas algumas talvez sejam de facto demasiado infantis. O Toni já tinha sugerido que para conquistar outros miúdos mais velhos tínhamos de criar outras actividades. Talvez não seja necessário mudar muito as actividades mas antes criar propostas diferentes que sejam mais desafiadoras.
Basicamente brincámos com ímanes, divertimo-nos a ver os espectros que faziam quando usávamos limalha de ferro numa caixinha de plástico transparente. Também foi possível avaliar a força de diferentes ímanes realizando uma proposta do livro do Luís [1] . Ainda tivémos tempo para construir uma bússola artesanal usando uma agulha de coser, uma rodela de cortiça, um prato com água e um íman para magnetizar a agulha. Resultou bem mas devíamos ter aproveitado para desenvolver um pouco mais o tema da orientação. Se quiserem pegar neste assunto podem usar um texto simples que se encontra em http://nautilus.fis.uc.pt/astro/hu/magn/bussola_orientacao.html
Encontrei um vídeo interessante sobre electromagnetismo e acho que pode ser mais um recurso para explorar com os miúdos. Experimentem!
Enquanto não conseguir colocar a funcionar o vídeo aqui (parece que está com problemas) deixo a ligação directa para o google
http://video.google.com/videoplay?docid=-6789885958250085638&q=electromagnetism
Referências:
[1] Ardley, N. (1998) 101 novas experiências com a ciência. Lisboa: Texto Editora
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário