21 junho 2005
Escrever sim mas em computador
A sessão de hoje acabou por ser bastante calma. Acho que ainda não nos habituámos ao novo horário e parece-me que afinal alguns miúdos acabaram por ter aulas. Apareceram as gémeas (Teresa e Luisa) (estavam muito vaidosas (no bom sentido) e felizes com o Bom no último teste de Português que cá para mim devia ser Muito Bom), o Ricardo, a Susana e a Gabriela (mais tarde).
Fizemos a actividade sobre a flutuação (ver post anterior) mais ou menos como a tinha imaginado. É normal os miúdos terem a ideia que os objectos pesados se afundam e que os mais leves flutuam. Aqui não foi diferente. Uma das formas de questionar esse equívoco foi pensarmos o que acontecia quando colocávamos na água um clip e um pedaço grande de madeira mais pesado do que o clip. Uma outra estratégia foi usar uma bola de plasticina e experimentar colocá-la na água e a seguir pegar na mesma bola mas moldá-la de forma a criar um barco ou uma jangada e observar o que acontece em termos de flutuação. Surpreendente também foi experimentar quantos clipes ou berlindes conseguimos pôr a flutuar sobre um pequeno rectângulo de papel de alumínio. Infelizmente não consegui ter acesso de forma completa às impressões dos miúdos pois uma vez mais foi difícil convencê-los a escrever. A determinada altura da minha insistência decidi sugerir: " E se fôr no computador?" Impressionante! A Susana e a Gabriela que tinham sido das mais renitentes levantaram-se de imediato para se dirigirem ao computador. Infelizmente não nos foi possível concretizar o desafio o que me deixou algum sabor a frustração. Eu tinha-me distraído com as horas e faltava apenas um quarto de hora para o fim da sessão (que coincide com a hora de fechar o edifício), os computadores estavam todos desligados e tornou-se impraticável. Na próxima semana vou propor que a nossa última meia hora seja preenchida a escrever sobre as actividades mas em computador!
Este episódio reforçou a minha ideia de propor aos miúdos um blog que sejam eles a alimentar com as suas questões, respostas, opiniões, sugestões, o seu modo de olhar o clube. Eles costumam ser muito bons avaliadores!
Quem sabe se não seria uma forma de os pôr a escrever sem medos?
Precisamos com urgência da internet a funcionar!! Além disso seria uma forma de usar o computador com outros objectivos que não apenas os jogos. Vou manter a esperança quanto mais não seja no próximo ano. Uma outra possibilidade pode ser incentivar o uso dos computadores nas escolas a que cada um pertence se não conseguirmos a "nossa internet".
Uma outra ideia que cada vez mais me faz sentido, à medida que as sessões decorrem, é pensar na preparação de sessões que tenham um carácter mais temático. Até agora o que consegui fazer foi tentar preparar actividades que vou descobrindo ou de que me vou lembrando não muito exigentes em termos de materiais necessários, de fácil concretização mas com pouca preocupação em relação aos temas. Começa a fazer todo o sentido preparar sequências de actividades que permitam explorar um determinado tema, um conceito ou conjunto de conceitos relacionados. Por exemplo, a propósito das actividades sobre óptica realizadas na última sessão, pensei que podíamos apostar na fotografia como tema unificador e explorar diversos conceitos. Claro que um trabalho com esta perspectiva é muito mais exigente em termos de planificação e principalment precisa de mais tempo para ser concretizado mas é uma aposta que me parece valer a pena fazer e que talvez permita entrar mais seriamente e mais fundo na abordagem e na aprendizagem (espera-se) de questões de ciência.
Para terminar vou referir que como a escrita em computador não se concretizou, os miúdos desmobilizaram completamente da escrita em papel e passaram a ficar desocupados no último quarto de hora o que motivou o regresso do barulho e alguam confusão prejudicial para quem tentava trabalhar no gabinete ao lado. Conclusão, miúdos desocupados e "bem comportados" são coisas incompatíveis.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário