27 março 2006

O Benfica-Barcelona, o Sporting e o FQP ... e pelo meio uns circuitos eléctricos

Pois é, hoje é véspera daquele jogo Benfica-Barcelona e era inevitável esse tema ser trazido para a sessão do clube pela Gaby uma benfiquista ferrenha. Ela queria pintar uma faixa sobre o seu SLB (que por acaso também é meu). Foi díficil não aderir e assim se transformou, por um dia, o clube de ciência num clube de desenho e pintura de faixas. Claro que os simpatizantes dos rivais Sporting e FQP também tiveram a sua oportunidade!! Pelo meio ainda houve tempo para construir alguns circuitos eléctricos. E digo-vos foi muito interessante principalmente pela oportunidade de uma vez mais me confrontar e aos miúdos com algumas concepções sobre corrente eléctrica. Por coincidência um dos circuitos que construímos tinha duas lâmpadas em série. Acontece que a lâmpada que estava mais próxima da pilha apresentou uma luminosidade maior do que a outra. Surgiu de imediato a explicação: "a outra lâmpada dá menos luz porque a energia gastou-se na primeira lâmpada que dá mais luz porque está mais perto da pilha". Não pensemos que esta explicação surgiu de miúdos muito novos, alguns dos que lá estavam nesse dia já andam pelos 15, 16 anos. Para quem conhece as concepções dos miúdos sobre electricidade esta explicação é uma das típicas e não espanta nada. (*) O problema foi não termos conseguido trabalhar até ao fim esta concepção e tentar "resolvê-la". Como muitas vezes acontece, os miúdos só conseguem estar envolvidos durante curtíssimos intervalos de tempo. Alguns "zarpam" quando menos se espera e as coisas ficam a meio. Foi o que aconteceu neste caso, com muita pena minha. Mas esta é apenas uma das circunstâncias a que já me vou habituando. (*) Se quiserem conhecer mais concepções sobre este e outros temas de ciência, consultem este livro, disponível, por exemplo, na biblioteca do Centro de Investigação em Educação da FCUL: Driver, R. (1994). Making sense of secondary science: Research into children's ideas (1.ª ed.). London: Routledge Falmer

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