13 março 2006

Construímos um Caleidoscópio

A nossa sessão de hoje girou à volta da construção de um caleidoscópio. Como o construímos? Usámos três pequenos espelhos rectangulares (comprados numa loja de produtos chineses) e seguimos as instruções disponíveis neste endereço da Internet onde se ensina a construir um caleidoscópio para ensinar ciências. O invólucro do sistema de espelhos foi um tubo de cartão retirado do interior dos rolos de papel higiénico (ou das toalhas de cozinha). Na base do tubo, em vez de um vidro, usámos um pedaço de plástico translúcido. É importante que seja algo que deixe entrar a luz no tubo mas numa "luminosidade suave" e por isso, depois de experimentarmos com película de plástico aderente, optámos pelo plástico translúcido. Estas imagens não são do nosso caleidoscópio pois neste dia não tínhamos máquina fotográfica, foi retirada do mesmo site. Um dia talvez tomemos a decisão de a substituir por uma nossa. Faltou-nos fazer a decoração exterior do nosso caleidoscópio e juntar-lhe algumas missangas mais bonitas para que as imagens obtidas possam ser também mais espectaculares. Para já ficámos a saber como se constrói e no futuro pensamos usá-lo também num outro contexto, para as simetrias a partir das ideias que descobrimos neste endereço. Se quiserem experimentar esta variação vão aqui ver http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_065.asp Ficam aqui duas fotografias para mostrar o que se pode fazer e a variedade de caleidoscópios que podemos construir. Neste site Kaleidoscope têm também a possibilidade de construir caleidoscópios virtuais.

2 comentários:

Desambientado disse...

Desconhecia essa técnica.

Sette Cavalli Gestão de Eventos Corporativos disse...

Boa tarde, Vi que vocês fizeram um caledoscópio muito bacana, estou em um projeto que também precisará de um, só que em um tamanho bastante grande.

vocês podem me passar o contato de algum professor que possa me instruir a fazer um também
meu e mail é settecavallieventos@gmail.com
me chamo Julio e sou de Blumenau SC.

obrigado