30 janeiro 2006

Finalmente a couve roxa

Há quinze dias que tínhamos um pedaço de couve roxa guardado no frigorífico à espera da oportunidade de conseguir produzir um indicador ácido-base. Hoje finalmente conseguimos! Basicamente trata-se de partir a couve em pedaços pequenos e cozê-la em água como se faz, em geral, a qualquer legume. Em seguida, aproveita-se a água da cozedura e deixa-se arrefecer. Este liquido de cor roxa é o nosso indicador. Se quiserem saber mais pormenores sobre como se produz este indicador caseiro, podem consultar as instruções publicadas no site "o sítio dos miúdos" ou, em alternativa, no "ciência em casa". Claro que a nossa tarefa não acabou aqui na produção do indicador. A seguir fomos usá-lo para testar algumas soluções e saber se eram ácidos ou bases. Como além do indicador da couve roxa também tínhamos solução alcoólica de fenolftaleína deu para usar os dois e comparar as mudanças de cor que se obtinham. As soluções que testámos foram o sumo de limão, o hidróxido de sódio, o vinagre, o detergente, entre outras.

23 janeiro 2006

Espuma colorida e uma tentativa de tornado

A sessão de hoje não foi muito diferente do habitual. talvez os míudos estivessem hoje mais predispostos a mexer e a realizarem eles, de facto, em conjunto as actividades propostas. Começámos por uma das propostas pesquisadas no computador na sessão anterior. A escolha deles foi feita em função dos títulos mais ou menos sugestivos. Esta chamava-se Espuma Colorida.
Tivémos de fazer várias tentativas para que alguma coisa resultasse. Finalmente parece que conseguimos uma tímida espuma colorida nunca muito exuberante. O verde foi a cor que usámos. A segunda parte da sessão foi uma tentativa de simulação de um tornado. Continuámos no verde e tivémos esperança. A montagem até resultou mas não sei se conseguimos o efeito. Aprendi mais tarde que se adicionar um pouco de óleo (colorido de preferência) à água da garrafa se consegue um melhor efeito. Por outro lado, quando tentamos despejar a água de uma garrafa para a outra devemos rodar bem a garrafa que tem a água. Estes dois pormenores fazem com que o vórtice que se forma dentro das garrafas seja mais visível.

16 janeiro 2006

Volume do Alegrete e Escolha de actividades

Hoje dividimo-nos em dois grupos e realizámos duas tarefas. Uma era uma "encomenda" da Paula, uma das responsáveis da instituição. Tinha sido construído um alegrete novo no átrio e era preciso saber quantos sacos de terra eram necessários para preparar o espaço para receber plantas. Alguns miúdos foram participar com o Toni na tarefa de medir as dimensões do alegrete para determinarem o volume. Parece-me que ajudaram a medir mas deixaram os cálculos para o Toni e começaram todos a achar que tinham de regressar a casa mais cedo! O segundo grupo foi para o computador escolher propostas de actividades. Durante a semana eu não tinha tido muito tempo para contactar o Toni sobre os "ingredientes" que precisava para uma actividade que tinha pensado para hoje. Por isso pareceu-me interessante experimentar uma estratégia diferente que consistia em indicar aos miúdos um site com uma colecção variada de propostas simples e pedir-lhes que escolhessem realizar uma que gostassem. Neste caso escolhi um site, o sítio dos miúdos, que tinha consultado há alguns dias e que me parecia de fácil consulta pelos miúdos. Esta estratégia acabou por não resultar como gostaria porque os computadores estavam muito lentos e a impressora também resolveu funcionar mal. Depois de várias tentativas e da dispersão dos miúdos que rapidamente tentavam deslizar para o messenger ou para o site de jogos favoritos, lá conseguimos a recolha de três propostas que contamos concretizar nas próximas sessões.

09 janeiro 2006

A caixa de óptica

Hoje a sessão do clube parece ter voltado a animar. Levei uma caixa sobre óptica. Era uma caixa dos sapatos onde tinham sido feitos alguns oríficios em locais estratégicos. Dentro da caixa colocaram-se alguns espelhos. Sem abrir a caixa e apenas espreitando pelos orifícios, os miúdos tinham que descobrir o que estava lá dentro. Foi um desafio tentar adivinhar! Claro que permitiu uma grande discussão sobre espelhos e sobre reflexão da luz. Voltou o divertimento!

05 janeiro 2006

Disponível uma versão condensada deste diário...

Por sugestão de alguns amigos tentei resumir num artigo de poucas páginas o conteúdo deste blog, Trata-se de uma espécie de versão soft do diário do clube. O artigo tem o título "História de um Clube de Ciência " e encontra-se publicado na revista online do Centro de Formação de Professores Proformar. Leiam e não se esqueçam que aguardo, como sempre, os vossos comentários e sugestões.