11 maio 2005

O primeiro dia no Clube

O nosso clube nasceu hoje. É um espaço informal de ocupação dos tempos livres dos miúdos e onde esperamos que haja ciência. Por enquanto começámos com algumas actividades que encontrámos em livros sobre ciência a brincar [1] ou na internet, por exemplo, em http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/. Uma das que teve mais sucesso e que resultou melhor foi a do “ovo engarrafado”[2] que repetimos várias vezes.Acho que nos divertimos todos. Hoje não éramos muitos. Estavam o Luís, o Ricardo, o Vasco, o Jorge, eu e o Toni. Lembro-me da concentração e da persistência do Jorge a testar algumas coisas, completamente ao contrário do que é costume a resolver exercícios de matemática (às vezes costumo apoiá-lo nisso). Até aproveitámos para resolver um ou dois exercícios sobre potências (7º ano) nos jornais que tínhamos a forrar a mesa. A seguir também o Vasco que não estava a perceber nada das potências, aproveitou para falar do que estava a dar no 6º ano, a propriedade distributiva. O Luís (8º ano) também entrou na discussão e explicou como se adicionavam números relativos de uma maneira que ele achava mais fácil e que era diferente da que o Jorge usava. Todos continuavam debruçados sobre os jornais da mesa atentos ao que cada um ia fazendo. Talvez dê para perceber como por alguns momentos todos estávamos, pelo menos, a falar da matemática da escola num ambiente favorável, descontraído e completamente informal. Entretanto o Jorge já me tinha declarado que não gosta de estudar. Eu não estava nada surpreendida com o que estava a acontecer mas há já algum tempo que não estava com miúdos desta idade e era a primeira vez que estava a tentar dinamizar um clube de ciência fora de uma escola, numa outra instituição que ainda não conheço. Já deu para perceber algumas diferenças. Até deu para rebentarmos um balão de propósito e no final rimo-nos todos. Também eu me sinto mais solta, menos preocupada com as regras e com o barulho que fazemos. Vejamos como vamos evoluir. [1] Em colaboração. (1975). O pequeno mágico da ciência. Lisboa: Scire Sabatés, R. (s/data). A brincar o Rui faz 50 descobertas de química. Lisboa: Plátano Wilkes, A. (1991). O meu primeiro livro de ciências. Lisboa: Civilização. [2] Adaptada de http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/engarrafado.html

Sem comentários: