11 junho 2008

ROV (Veículo de Operação Remota) - Concurso: "O meu nome és tu que escolhes"

Portugal vai adquirir um ROV (Veículo de Operação Remota) para exploração dos fundos marinhos. O ROV vai efectuar medições de parâmetros geofísicos e recolher amostras geológicas e biológicas até 6000 metros de profundidade. A Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) convida os jovens do ensino secundário a escolher um nome para o ROV. Será tida em conta a originalidade, a criatividade e a adequação com as temáticas do mar ligadas à tecnologia e à investigação científica. O prémio consiste no embarque num cruzeiro científico, num navio hidrográfico, ao serviço da EMEPC, por um período de 3 a 10 dias; As candidaturas podem ser submetidas até ao dia 15 de Julho de 2008 através da ficha disponível em www.emepc.gov.pt/crov.html.

Concurso Nacional "Na Senda de Darwin"

Para comemorar os 200 anos do nascimento de Charles Darwin e os 150 da publicação do seu livro «A Origem das Espécies» que têm lugar em 2009, o jornal Ciência Hoje, com o apoio do Ciência Viva, lança um concurso dirigido aos estudantes que em Setembro de 2008 estejam no 10º, 11º e 12º anos das escolas de todo o País. O concurso «Na Senda de Darwin» consiste, numa primeira fase, na apresentação de seis trabalhos em diferentes formatos (escrito, audio e vídeo) e decorre entre Setembro de 2008 e Fevereiro de 2009. As inscrições das equipas participantes e mais informações sobre o concurso encontram-se aqui http://www.cienciahoje.pt/26136.

05 junho 2008

Ocupação Científica para Jovens nas férias

Está a decorrer até 15 Junho o período de candidaturas para estágios de verão promovidos pela Ciência Viva no âmbito do programa de Ocupação Científica dos Jovens nas Férias - 2008. Estes estágios destinam-se a alunos do ensino secundário. Na página http://www.cienciaviva.pt/estagios/jovens/ocjf2008/ encontram mais informações, a lista dos estágios disponíveis em várias regiões do país e a ficha de candidatura. Parece-me uma iniciativa muito interessante para jovens que estejam a frequentar os 10º, 11º e 12º anos pois pode ser para eles uma experiência enriquecedora nas ciências!