27 março 2006

O Benfica-Barcelona, o Sporting e o FQP ... e pelo meio uns circuitos eléctricos

Pois é, hoje é véspera daquele jogo Benfica-Barcelona e era inevitável esse tema ser trazido para a sessão do clube pela Gaby uma benfiquista ferrenha. Ela queria pintar uma faixa sobre o seu SLB (que por acaso também é meu). Foi díficil não aderir e assim se transformou, por um dia, o clube de ciência num clube de desenho e pintura de faixas. Claro que os simpatizantes dos rivais Sporting e FQP também tiveram a sua oportunidade!! Pelo meio ainda houve tempo para construir alguns circuitos eléctricos. E digo-vos foi muito interessante principalmente pela oportunidade de uma vez mais me confrontar e aos miúdos com algumas concepções sobre corrente eléctrica. Por coincidência um dos circuitos que construímos tinha duas lâmpadas em série. Acontece que a lâmpada que estava mais próxima da pilha apresentou uma luminosidade maior do que a outra. Surgiu de imediato a explicação: "a outra lâmpada dá menos luz porque a energia gastou-se na primeira lâmpada que dá mais luz porque está mais perto da pilha". Não pensemos que esta explicação surgiu de miúdos muito novos, alguns dos que lá estavam nesse dia já andam pelos 15, 16 anos. Para quem conhece as concepções dos miúdos sobre electricidade esta explicação é uma das típicas e não espanta nada. (*) O problema foi não termos conseguido trabalhar até ao fim esta concepção e tentar "resolvê-la". Como muitas vezes acontece, os miúdos só conseguem estar envolvidos durante curtíssimos intervalos de tempo. Alguns "zarpam" quando menos se espera e as coisas ficam a meio. Foi o que aconteceu neste caso, com muita pena minha. Mas esta é apenas uma das circunstâncias a que já me vou habituando. (*) Se quiserem conhecer mais concepções sobre este e outros temas de ciência, consultem este livro, disponível, por exemplo, na biblioteca do Centro de Investigação em Educação da FCUL: Driver, R. (1994). Making sense of secondary science: Research into children's ideas (1.ª ed.). London: Routledge Falmer

20 março 2006

Hoje demos uma folga

Hoje baldámo-nos ao clube. Ou melhor, nenhum miúdo, excepto o Vasco que é o membro mais assíduo, apareceu. Demos uma folga! O Vasco ficou a jogar no computador, o Toni foi tratando de algumas coisas sobre a sua viagem à Eslovénia para um workshop sobre o trabalho com jovens e eu fui actualizando algumas coisas no blog. Na próxima semana lá voltaremos a estar!! Esperem por nós!!

13 março 2006

Construímos um Caleidoscópio

A nossa sessão de hoje girou à volta da construção de um caleidoscópio. Como o construímos? Usámos três pequenos espelhos rectangulares (comprados numa loja de produtos chineses) e seguimos as instruções disponíveis neste endereço da Internet onde se ensina a construir um caleidoscópio para ensinar ciências. O invólucro do sistema de espelhos foi um tubo de cartão retirado do interior dos rolos de papel higiénico (ou das toalhas de cozinha). Na base do tubo, em vez de um vidro, usámos um pedaço de plástico translúcido. É importante que seja algo que deixe entrar a luz no tubo mas numa "luminosidade suave" e por isso, depois de experimentarmos com película de plástico aderente, optámos pelo plástico translúcido. Estas imagens não são do nosso caleidoscópio pois neste dia não tínhamos máquina fotográfica, foi retirada do mesmo site. Um dia talvez tomemos a decisão de a substituir por uma nossa. Faltou-nos fazer a decoração exterior do nosso caleidoscópio e juntar-lhe algumas missangas mais bonitas para que as imagens obtidas possam ser também mais espectaculares. Para já ficámos a saber como se constrói e no futuro pensamos usá-lo também num outro contexto, para as simetrias a partir das ideias que descobrimos neste endereço. Se quiserem experimentar esta variação vão aqui ver http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_065.asp Ficam aqui duas fotografias para mostrar o que se pode fazer e a variedade de caleidoscópios que podemos construir. Neste site Kaleidoscope têm também a possibilidade de construir caleidoscópios virtuais.

07 março 2006

A febre dos pega-monstros

Fabricar pega-monstros tem sido uma autêntica febre nas últimas semanas. Mesmo com a interrupção do Carnaval não se esqueceram e voltaram aos pega-monstros. Não havia cola mas quiseram ir de propósito comprar e depois foi uma animação cada um a fazer o seu. O entusiasmo, a persistência para obter a melhor consistência (tivémos que ir por tentativa e erro pois não temos bons instrumentos de medida de volumes de liquídos). Foi fabuloso! De facto não há como os míudos para nos surpreenderem! Acho que nunca os tinha visto assim!! Espero que continuem! Só tenho que descobrir algo equivalente aos pega-monstros. Essa é a tarefa difícil!