24 outubro 2005

Brincando com o magnetismo

As nossas actividades de hoje foram sobre magnetismo. Preparei algumas actividades com ímanes. Algumas que considerei um bocado infantis para os míudos que costumam aparecer e outras talvez não. Um dos problemas que sinto sempre antes de qualquer sessão é qual o interesse das minhas propostas para os miúdos que vou ter na frente. Não foi muito mau mas algumas talvez sejam de facto demasiado infantis. O Toni já tinha sugerido que para conquistar outros miúdos mais velhos tínhamos de criar outras actividades. Talvez não seja necessário mudar muito as actividades mas antes criar propostas diferentes que sejam mais desafiadoras. Basicamente brincámos com ímanes, divertimo-nos a ver os espectros que faziam quando usávamos limalha de ferro numa caixinha de plástico transparente. Também foi possível avaliar a força de diferentes ímanes realizando uma proposta do livro do Luís [1] . Ainda tivémos tempo para construir uma bússola artesanal usando uma agulha de coser, uma rodela de cortiça, um prato com água e um íman para magnetizar a agulha. Resultou bem mas devíamos ter aproveitado para desenvolver um pouco mais o tema da orientação. Se quiserem pegar neste assunto podem usar um texto simples que se encontra em http://nautilus.fis.uc.pt/astro/hu/magn/bussola_orientacao.html Encontrei um vídeo interessante sobre electromagnetismo e acho que pode ser mais um recurso para explorar com os miúdos. Experimentem! Enquanto não conseguir colocar a funcionar o vídeo aqui (parece que está com problemas) deixo a ligação directa para o google http://video.google.com/videoplay?docid=-6789885958250085638&q=electromagnetism Referências: [1] Ardley, N. (1998) 101 novas experiências com a ciência. Lisboa: Texto Editora

18 outubro 2005

Um barco movido a fairy e um blog a andar...

O clube está a andar. Ontem voltaram a comparecer o Luís e a Susana e também a Cláudia e o irmão Ruben. São poucos mas bons. O Toni diz que quando começar a chover vão aparecer mais miúdos pois começa a não ser possível andar na rua a jogar à bola. O Luís está muito interessado e trouxe dois livros com muitas actividades para escolhermos. São da texto editora, as 101 novas experiências com a ciência[1]. Entretanto eu tinha deixado duas ou três actividades preparadas da sessão anterior, "David e Golias"[2] e "Bolas de sabão a flutuar" [3]. Apesar de serem uma adaptação do site ciência em casa não tinha muita confiança que elas dessem certo. Claro que as devia ter testado antes, mas falhei essas determinações da didáctica e de facto a coisa não deu muito certo. Na primeira não conseguimos ver o efeito esperado nos balões apesar de termos repetido diversas vezes para diferentes volumes de ar nos dois balões. Na segunda cansámo-nos e divertimo-nos a fazer bolinhas de sabão mas também não as conseguimos ver a flutuar. Entretanto e como tínhamos o livro do Luís e um frasco com detergente fairy que tinha servido para as bolas de sabão escolhemos realizar a actividade "Faz uma corrida de barco"( p.26). Esta actividade existe também em http://cantinhodaciencia.no.sapo.pt/experimentario/tocaefoge.htm (acedido em 17 Outubro 2005). A realização da actividade foi óptima e deu muito certa. Os miúdos quiseram repetir várias vezes. Fizemos também uma outra que tem por base o mesmo princípio, isto é, a existência de tensão superficial na água, e que consistiu em colocar um clip a flutuar sem qualquer apoio. O Ruben foi o herói e conseguiu, depois de inúmeras tentativas de todos. Por último e já só com o Luís e a Susana fomos dar um novo impulso ao blog que já começou a andar. Aqui fica o endereço http://clubedecienciasjovem.blogspot.com/ Na próxima sessão penso preparar as primeiras actividades temáticas provavelmente sobre magnetismo pois temos muitos ímanes no clube. [1] Ardley, N. (1998) 101 novas experiências com a ciência. Lisboa: Texto Editora. [2] http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/david.html (acedido em 17 Outubro 2005) [3]http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/bolas.html (acedido em 17 Outubro 2005)

10 outubro 2005

Voltámos ao Clube!

As férias acabaram e voltámos ao clube. Hoje foi o recomeço das actividades e também do blog. Apareceram apenas três miúdos, o Luís, a Susana e o Vasco mas fiquei a saber que há vários inscritos, uns 10 ou 12. É um bom sinal que promete. Foi uma sessão calma mas interessante. Eu tinha preparadas algumas actividades mas realizámos apenas duas. Uma delas não se revelou muito interessante e não nos entusiasmou, nem a mim nem ao Toni ou aos miúdos.Foi uma a que dei o título "Bolhinhas e mais bolhinhas..." adaptada de Gold (1991). Passámos à frente e fomos para uma clássica que aparece em muitos livros de Ciências da Natureza do 5º ano de escolaridade no estudo do ar e que consiste basicamente em (1) Assentar uma vela no fundo de um prato com água mas de forma a que apenas uma pequena porção fique submersa; (2) Acender a vela e colocar sobre ela um frasco de vidro com o gargalo para baixo; (3)Observar o que acontece à chama da vela (e não só) depois de colocar o frasco. Acabei de encontrar um protocolo desta actividade no site "O Cantinho da Ciência". O que foi interessante foi o entusiasmo que os miúdos colocaram na actividade que repetiram imensas vezes com variações, como por exemplo usando mais do que uma vela em simultâneo, velas de tamanhos diferentes, um frasco diferente.... Para cada um dos ensaios foram coleccionando observações e dando conta das semelhanças e das diferenças. Quando é que a vela se apagava mais rapidamente? A quantidade de água que sobe no frasco é sempre a mesma? No final, quando se tenta retirar o frasco há uma espécie de efeito ventosa e é difícil. Porquê? O movimento que fazia o fumo da vela dentro do frasco também foi observado com interesse...e muitas outras coisas. Na última meia hora ainda fomos começar a construir um blog para eles alimentarem com notícias sobre as actividades, as suas impressões e opiniões e outras notícias do clube, mas só começámos. Os miúdos não têm nenhuma ideia do que é um blog. Aliás, na próxima sessão vou mostrar alguns blogs talvez do site português do sapo http://blogs.sapo.pt/. Também existem bons exemplos no http://www.omeudiario.net/ que é um apontador de blogs em português. Até agora apenas criámos a conta e o endereço http://clubedecienciasjovem.blogspot.com. Vamos continuar na próxima sessão. Para uma das próximas semanas vou preparar actividades sobre magnetismo. Já tenho um dos sites que me irá servir de base http://educa.fc.up.pt/experiencias.php?id=43 mas com muito para trabalhar. Referências: Gold. C. (1991). Viagem pela Ciência. Lisboa: Gradiva http://cantinhodaciencia.no.sapo.pt/experimentario/ocoposugador.htm (em 10 Outubro 2005)