20 julho 2005

Canção dos "Porquês" e "A cozinha é um laboratório"

Estou a continuar o meu planeamento das sessões do clube para o próximo ano (a partir de Setembro). Gostava de abrir a primeira sessão do clube com a canção a que chamei "canção dos porquês". É uma canção da Adriana Calcanhotto, a 2ª faixa do disco Adriana Partimpim, cujo título é "Oito anos". A letra pode obter-se no site http://www.adrianacalcanhotto.com.br/discografia/index.php Acho que seria interessante pôr os miúdos a ouvir a canção, a partir do disco claro, fazer o reconhecimento para os que não conhecem e pedir-lhes que escolham pelo menos uma das questões formuladas na canção que gostassem de investigar. Podem também formular outras questões que se lembrem e que gostassem de ver respondidas. Essas questões seriam escritas no blog que pode ser iniciado nessa altura. As questões formuladas e escolhidas pelos miúdos podem ser um ponto de partida para as tarefas a planear. Outra tarefa que estou a desenvolver e que pode constituir um dos conjuntos de actividades temáticas, tem por base o tema apresentado no site do programa Ciência Viva intitulado "A Cozinha é um laboratório" http://www.cienciaviva.pt/divulgacao/Cozinha/. Os materiais apresentados no site são um ponto de partida interessante para formular propostas de actividades a desenvolver que estejam adaptadas ao nível etário e anos de escolaridade destes míudos. Para mais ideias sobre cozinha e laboratório posso ver também este site: www.exploratorium.edu/cooking/index.html

13 julho 2005

Preparando o futuro - parte II

Continuando a pensar no futuro e retomando algumas ideias que já comecei a explicitar em momentos anteriores pensei nos temas a bordar nas sessões. Como já disse a intenção é que existam conjuntos de sessões que sejam temáticas e que tenham unidade. Os tópicos a abordar podem ter alguma relação com os temas que os miúdos abordam na escola (terei de olhar para os currículos de ciências dos 2º e 3º ciclos) tendo como objectivo tentar compensá-los da não realização de actividades experimentais nas escolas. Claro que isto não será explicitado aos miúdos mas ficará como intenção. Não esquecer que o clube é um espaço lúdico que nada tem a ver com a escola!

07 julho 2005

Preparando o futuro

Até agora a minha dinamização do clube e as actividades que temos realizado não passam de simples brincadeira. Estes dois meses serviram em especial para a minha adaptação a uma actividade nova, o voluntariado, à instituição em causa que não conhecia, e, também, a um voltar a estar com adolescentes num espaço de lazer mas também de aprendizagem, depois de 10 anos de ausência ou pelo menos de grande afastamento enquanto envolvimento directo. É desejável que no futuro, o clube evolua para algo mais organizado e programado em termos de actividades e de formas de estar. Vou por isso deixar aqui algumas ideias que tenho andado a amadurecer sobre o futuro do clube, entenda-se o próximo ano lectivo. Será desejável tentar conciliar a realização de actividades experimentais com a utilização do computador, nomeadamente a internet, por parte dos miúdos. A internet pode assumir vários papéis: - fonte de pesquisa de informação que alimente as actividades experimentais propostas; - fonte onde se podem encontrar "laboratórios virtuais de aprendizagem" vou chamar assim a sites que permitam por exemplo simular actividades experimentais - sítio para um Blog a ser mantido essencialmente pelos miúdos - outros recursos de comunicação entre os membros do clube (email, ...) - página web do clube ... Conciliar os vários recursos, explorar potencialidades e elaborar propostas metodológicas serão tarefas para ir desenvolvendo.